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freekstyle (gc & ps2)

pílulas de reviews rafazardly #13

o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!

obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!

Por Rafael de Araújo Aguiar

GameCube & PlayStation2

Freekstyle

F I C H A   T É C N I C A

Developer Page 44

Publisher EA Sports

Estilo Esporte > Motocross > Arcade

Datas de Lançamento

PS2

17/06/02 (EUA)

09/08/02 (EUR)

03/10/02 (JP)

??/03 (EUA, Greatest Hits)

GC

05/09/02 (EUA)

20/09/02 (EUR)

NOTAS

7.2 (PS2)

7 (GC)

Este jogo é pra…

(  ) passar longe  (X) dar uma jogadinha de leve  (  ) dar uma boa jogada  (  ) jogar freneticamente  (X) chamar a rua toda pra jogar  (  ) um tipo específico de jogador. Qual? ______  (  ) incógnita

Freekstyle é um produto da EA Sports, já meia-garantia de qualidade em termos de esportes, pelo menos até meados dos anos 2000. O jogo foi muito comparado a SSX, mesmo que este último trate de snowboard, já que representa para o motocross mais ou menos o que este representou para os fanáticos por surfar na neve. A mecânica se divide entre manobras (tricks) e velocidade, sem priorizar tanto assim nenhum dos dois aspectos. Não fosse uma ênfase um pouco maior nos grandes prêmios de Excitebike 64, poderíamos dizer que Freekstyle e Excite são outros co-irmãos.

Assim como no game supracitado em segundo lugar, as manobras são feitas enquanto o velocista estiver no ar, com os botões do indicador (localizados na parte de cima do joystick) mais o auxílio da alavanca de controle. Executar gracinhas é importante durante as corridas do single player mode porque ao ser bem-sucedidas elas inauguram um medidor de turbo para o jogador. Mas não é o único medidor na tela: outro é o “freekout”, que precisa estar cheio para que o personagem faça seu special, um gestual bem no estilo arcade, com direito a efeitos especiais à Matrix (câmera congelada e tudo o mais), que garantem velocidade total. Se todos os trechos da fase forem explorados ao máximo, será possível emendar vários freekouts e tomar distância dos adversários.

Nem quero ver o obituário de amanhã nos jornais…

Oito corredores do mundo real foram licenciados para o título: Brian Deegan, Metal Mulisha, Greg Albertyn, Mike Metzger, Leann Tweeden… Cada um deles pode ter até 4 motocicletas, mas isso vai depender de seu desempenho nas provas. Como em Tony Hawk’s Pro Skater, os caras (e também tem mulher na parada!) têm atributos específicos e podem ser melhorados conforme conseguem vitórias e dinheiro. Para acompanhar a seleção de pilotos, 6 pistas no circuit mode. Consideramos a seleção tímida. O design dos níveis é muito interessante, o que só aumentou nossa vontade de ver mais do que meia-dúzia inclusos. Entre os ambientes disponíveis, um labirinto de sebes, uma réplica gigante do corpo feminino e até uma zona de lançadores de foguetes. Obstáculos como pedras rolando em direção aos corredores e vigas nos piores lugares possíveis não devem ser estranhados!

Ficou faltando um regulador do grau de dificuldade, que é bem elevado. O gamer deve estar previamente alertado de que se não conseguir encontrar virtualmente todos os atalhos das pistas terá parcas chances de subir ao pódio. Isso acarreta muitas rodadas jogadas no lixo, em que não se lutará pela classificação, mas apenas se rodará por todas as curvas, elevações e sendas em reconhecimento do terreno. As manobras não são simples para iniciantes. Comer poeira (literalmente) após algumas tentativas frustradas é absolutamente normal nas primeiras horas. E o pior é que a primeira posição pode se transformar em último lugar com uma mera queda!

Gráficos meio chapados – mas quem disse que tem como um decote ficar feio?

Ao menos o modo para 2 jogadores se salva. Na opção “contagem regressiva”, um número sempre decrescente é posicionado acima da cabeça de cada competidor. Cada manobra executada faz o número do oponente ser reduzido ainda mais. O primeiro que zerar a contagem, perde. Há ainda uma opção parecida com o graffiti de THPS em que o objetivo é transformar a maioria de rampas e demais estruturas em território seu, seja explorando áreas “virgens” da fase ou tomando-as do outro jogador através de manobras superiores no mesmo lugar. Para as partidas multijogador estarão abertas as pistas já exploradas no modo 1P mais 3 arenas freestyle exclusivas, como a da penúltima foto.

Agradecimentos a Shane Satterfield

versão 2 – 2012; 2024.

® 2002-2024 0ldbutg8ld / RAFAZARDLY!

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