Categorias
Sem categoria

‘70s robot anime: geppy-x (ps)

pílulas de reviews rafazardly

o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!

obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!

Por Rafael “Cila” Aguiar

PlayStation

‘70s Robot Anime: Geppy-X

F I C H A    T É C N I C A
Developer(s)
Aroma
Publisher(s)
Aroma
Estilo(s)
Shmup > Side-scrolling > Anime > Anos 70
DATA(S) E REGIÃO(ÕES) DE LANÇAMENTO
27/05/99 (JP)

Quem jogar este também poderá gostar de:

(Em vermelho, os jogos que já revisamos – se não estiver linkado, ainda não foi “upado” no novo blog.)

Gamera 2000 (PS)

Soukyuugurentai: Oubushutsugeki (ARC/PS/SAT)

NOTA(S)

(Cada escore é uma média dos principais portais de games na web e revistas antigas quando for o caso, e também engloba a opinião dos gamers visitantes, além da crítica especializada; não necessariamente reflete meu ponto de vista sobre o jogo.)

8.3

ESTE JOGO É PRA…
(X) passar longe(X) dar uma jogadinha de leve
(X) dar uma boa jogada(X) jogar freneticamente
(  ) chamar a rua toda pra jogar(X) uma incógnita
(X) tipos específicos de jogador. Quais? 
  • Fãs de shooters antigos com uma estética oriental.
FAIXA DE VIDA ÚTIL ESTIMADADe 15h a 20h.

Lembra de animes de mecha clássicos como Voltron, Macross, Voltes V, Grendizer, Mazinger-Z e Getter Robo? Não?! Então, como todo o público ocidental da época, suas chances de apreciar ‘70s Robot Anime Geppy-X em sua totalidade ou mesmo de conhecer o game (não fosse pela minha sagaz misericórdia) serão baixas, pois aqui a estética tem quase o mesmo peso da gameplay. Para ser sincero eu não sou dessa década e esses nomes me soariam estranhos se eu não fosse um otaku que correu atrás, num certo momento da vida, desse tipo de entretenimento old school – e para minha surpresa encontrei muita qualidade em Macross, p.ex., a série original (cheia de spin-offs modernos), dublada em português, e bem, o que é raridade em termos de animes antigos e com dublagem efetivamente antiga, quando o pessoal não sabia muito de cultura nipônica e acabava desrespeitando muitas regras, além de tratar o fã como um idiota, mutilando episódios e trocando dubladores com muita assiduidade, afinal, naquela época, desenho era coisa de criança, e criança ‘não tem senso crítico’; é incrível que esse anime tenha passado em TV aberta no Brasil, e muito antes da Manchete criar problemas para a Globo nos fins de tarde da década de 90 (como Guerra das Galáxias)! Mas me empolguei demais com Macross, voltemos ao assunto da vez…

Geppy-X poderia ser um desses mangás ou animes retrô, mas ele é uma criação do próprio game, não tendo existido previamente. E, depois, quem ouviu falar dessa third party Aroma?! Não é à toa que o produto jamais fôra localizado para falantes da língua inglesa – felizmente seu gênero é “tiro de nave”, o que garante que possa ser emulado tranqüilamente hoje em dia, sem interferência da barreira idiomática.

No lado da ação, estamos diante de um produto também nostálgico, primeiramente por se apresentar em sprites, a exceção para o período, e lembrar facetas da jogabilidade de R-Type (Irem) ou Section-Z (Capcom), épicos do shoot-em-up anos 80. Polígonos só surgem mesmo à aparição dos chefes e algum que outro inimigo especial durante a fase, mas não ferem a vista, como os polígonos triangulares do PlayStation1 soem fazer.

O maior charme do jogo é que ele se apresenta legitimamente como um anime: cada fase é um “episódio”: tem a introdução (cantada e tudo), animações 2D inéditas e criadas para a ocasião, CGs, footages de animes antigos, o 1º segmento da gameplay e, no checkpoint, uma pausa para os comerciais, com produtos fictícios como shampoos de Geppy-X sendo anunciados!! É como uma tela de loading sem loading… Depois o jogador retoma o controle do cockpit para a 2ª metade, o chefão cai, o bem triunfa, o episódio termina, rola o fechamento musicado (outro), não sem os créditos da “produção”,¹ como com qualquer anime na história do planeta, e… até uma prévia do próximo capítulo/estágio começa a ser reproduzida! Fantástico.

¹ Nada mais justo que indiquemos os cantores dos temas de abertura e encerramento, Isao Sasaki, Akira Kushida e Hironobu Kageyama.

Uma bem-vinda e soberba galeria de vídeos!

Você terá acesso a 6 robôs diferentes. Cada um tem uma arma primária diferenciada, um ataque especial desencadeado ao segurar o botão de tiro e uma arma secundária também exclusiva. Além disso, tem uma barra especial que, preenchida, deixa seu personagem super-apelão temporariamente. Não se foge muito do estilo tão tradicional: o progresso é baseado em reflexos e memorização de padrões, armadilhas e do fogo inimigo. É por isso que eu disse que, não sendo um apreciador nato da estética 2D e dos animes de robô, parecerá apenas “mais do mesmo”.

Uma curiosidade é que, devido ao montante de animações e footages, com vozes e tudo o mais, o jogo possui 4 CDs, por mais que contenha apenas 9 níveis e possa ser detonado em questão de 1 hora (tirando a parte das animações que você só assiste)! O original na caixa sai pela bagatela de R$9.000,00 no eBay na data (março de 2024)!…

֍

Lista de agradecimentos:

GAMEFAQS

APoling

KFHEWUI

MPeanut

zchandhx

WIKIPEDIA

https://en.wikipedia.org/wiki/70%27s_Robot_Anime_Geppy-X

versão 1

® 2002-2024 0ldbutg8ld / RAFAZARDLY!

Deixe um comentário