Categorias
Sem categoria

lords of the rising sun (tgfx)

pílulas de reviews rafazardly #43

o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!

obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!

Turbografx-16

Lords of the Rising Sun

F I C H A    T É C N I C A

Developer Cinemaware

Publisher NEC

Estilo Estratégia > Tempo real > Histórico

Data de Lançamento 1992

NOTA

7

Este jogo é pra…

(  ) passar longe  (X) dar uma jogadinha de leve  (  ) dar uma boa jogada  (  ) jogar freneticamente  (  ) chamar a rua toda pra jogar  (  ) um tipo específico de jogador. Qual? ______  (  ) incógnita

Uma autêntica aula de História, narrando fatos japoneses que se desenrolaram bem antes das eras Nobunaga e Tokugawa. Mais precisamente, no século XII, antes até do regime do shogunato, quando Minamoto Yoritomo chegou ao posto de soberano supremo do país. Embora o jogo seja muito difícil (não no aprendizado da fórmula, mas no combate à IA da CPU), apresenta aspectos interessantes para além dos dados didáticos.

Há duas facções para escolher, os Genji e os Heike. Os segundos são azuis e os primeiros são brancos, simples de distinguir na overview (terceira foto). Há ainda a perspectiva do samurai a cavalo para uma noção tridimensional do campo de batalha, usada sobretudo no modo invasão. O mapa do Japão é reproduzido com fidelidade, os cartógrafos podem conferir!

Cidades espalhadas pelo território podem servir de ponto de parada e repouso para as tropas. Quanto aos combates, há diferentes estilos. O “comum” posiciona os generais na retaguarda e arqueiros nos seus flancos. As tropas batalham por cada metro e o vencedor momentâneo é flagrante com apenas uma olhadela no visor. Trata-se de um combate mortal para os ‘peões’ da frente, que não podem ceder suas posições tampouco recuar. Eles morrem na defesa de seu exército. Sem embargo, há mais do que isso.

Além dos campos, as batalhas podem envolver a tomada de um castelo ou então sua defesa do inimigo. Quem não está no castelo e quer invadi-lo tentará escalar as muralhas. O detentor do posto posicionará um arqueiro no topo de uma torre para fazer estragos na facção rival. O detalhe é que o invasor tem até o pôr-do-sol para executar a tarefa, ou então admite a derrota.

Senhores do Sol Nascente pode ser definido como uma síntese entre Nobunaga’s Ambition, Defender of The Crown e qualquer outro de estratégia em que se possa operar em tempo real, pois a jogabilidade soa familiar, embora o produto final seja algo relativamente único e sem comparação.

Em linhas gerais, suas tropas terão 5 unidades de infantaria, 2 arqueiros e o general, em condições parelhas com o inimigo, em cada ocasião. Portanto, não há mistérios. Assim que matar o general adversário ou perder o seu, como num jogo de xadrez, aproximadamente, a batalha estará terminada.

Rafael de Araújo Aguiar é sociólogo e um tanto apaixonado pela forma velha de se programar jogos…

Lista de agradecimentos

LBlight do gamefaqs

mobygames.com

versão 2 – 2013; 2025.

® 2002-2025 0ldbutg8ld / RAFAZARDLY!

Deixe um comentário