Categorias
Sem categoria

annet futatabi (scd)

Sega CD

Annet Futatabi

F I C H A    T É C N I C A

Developer Wolf Team

Publishers Wolf Team, Samsung (COR)

Estilo Ação > Beat ‘em up

Data de Lançamento 30/03/93 (JP, COR)

NOTA

6.66

Este jogo é pra…

(  ) passar longe  (X) dar uma jogadinha de leve  (  ) dar uma boa jogada  (  ) jogar freneticamente  (  ) chamar a rua toda pra jogar  (X) um tipo específico de jogador. Qual? Adeptos de El Viento (Genesis).  (  ) incógnita

Fãs da softhouse Wolf Team conhecerão Annet [Anete, para os íntimos] de longa data. Os amantes duma ação sem frescuras de Mega Drive devem ter jogado El Viento alguma vez na vida. Portanto, não há que se pensar muito na aquisição desse outro beat ‘em up/Adventure em formato CD se você já gostava do primeiro prato…

AF é a continuação do enredo original, passando-se cerca de 3 anos depois. Annet e Earnest (seu pai adotivo) viajam para a Europa onde guardas de um palácio começam a atacar Annet atrás de seu pingente mágico. A mecânica está algo modificada, lembrando mais Golden Axe, outro clássico da Sega, do que El Viento em si. O negócio é sair espancando os caras no mano a mano ou aplicar magias sob medida. Annet está armada com uma tal de Espada da Luz ao invés de sua marca registrada, o bumerangue, para decepção de alguns tradicionalistas. Além de balançar sua espada de um lado para o outro, a musa dos cabelos verdes pode dar voadoras e outros gestos típicos dos hack ‘n’ slash do período (Streets of Rage, Final Fight, TMNT). Os feitiços são velhos clichês ligados a elementos da natureza, quase que palette swaps de outros games. Tem, por exemplo, o ataque de fogo que vem do hálito dum dragão e tosta os inimigos, que você já viu um milhão de vezes em outros títulos. O toque de esquisitice é que você só chega a ver a cabeça do dragão na tela, nada de chamas! Os inimigos apenas caem chamuscados no chão…

A ação no transcurso das fases acaba sendo facilitada pela faculdade de usar em excesso esses ataques baratos, mas para tornar o desafio mais palatável os desenvolvedores retiraram quase toda a eficácia das magias contra os chefes. Aspecto chatinho é se o jogador não for esperto o suficiente para evitar de ser encurralado em determinados trechos dos estágios. Annet vai cair no chão e demorar alguns segundos para se reerguer. Nesse meio-tempo, o inimigo pode voltar à carga e fazer a heroína tombar novamente, antes dela fechar a guarda. Uma vida inteira pode escoar pelo ralo dessa maneira. Ou seja, houve um pequeno descuido por parte dos programadores na construção do recovery system, ou a CPU começou nesse 1993 a longa e premeditada vingança contra os humanos: essa velha tática já rendeu muito para nosso lado em outros beat ‘em ups!

O objetivo realmente não varia muito além do velho “mate todo mundo na tela e siga para a direita”, e às vezes o jogador já decorou a disposição dos inimigos no cenário, de tanto jogar, podendo, aliás, antecipar sua entrada no campo visual dando porradinhas na margem da tela, derrotando os caras lerdos de quem só se enxerga os braços e as pernas (outro tropo do gênero). Fala sério, isso é fácil e sem-graça demais! O que salva mesmo o game são as seqüências animadas entre as fases, graças à mídia compact disc. Todos os passos de Annet e Earnest e reviravoltas da trama são devidamente narrados.

Mas a adoção do CD, sem que o sistema deixe de ser 16 bits, não impediu a ocorrência eventual de slowdowns quando há mais de 3 inimigos na tela (4 é, aliás, a quantidade máxima que se verifica, para não sobrecarregar a engine). Há ainda o defeito chamado flicker, que é quando uma parte dos gráficos desaparece sem muita lógica. De repente o busto de Annet sumiu, mas sua cabeça e seus membros inferiores continuam lá. Alguém sabe para onde ele foi?!

NOTA: Annet Futatabi (que significa “Annet Again” em bom gringo), embora exclusivo de dois mercados orientais (Japão e Coréia do Sul), está quase inteiramente em inglês, exceto pelas vozes nas animações e pelos créditos finais. O inconveniente é que tem de ser ou emulado ou jogado num Sega CD de zona nipônica (não dá para destravar Sega CDs americanos com o intuito de rodar discos do formato japonês, acredite – bom, pelo menos em 2013 não era possível; agora que republico a matéria, em 2023, não duvido que muita coisa tenha sido transgredida pelos incansáveis modders YouTube afora!).

Lista de agradecimentos

Chakan do gamefaqs.com;

mobygames.com

Por Rafael de Araújo Aguiar

versão 2 – escrito em 2013 e republicado em 2023.

® 2002-2023 0ldbutg8ld / RAFAZARDLY!

Deixe um comentário