Categorias
Sem categoria

splatterhouse: wanpaku graffiti (nes)

Nintendo Entertainment System

Splatterhouse:

Wanpaku Graffiti

F I C H A     T É C N I C A

Developer Now Production

Publisher Namco

Estilo Ação > Plataforma 2D

Data de Lançamento 31/07/89 (JP)

Também incluído nas compilações:

Namco Museum Archives Vol. 1 (PC/PS4/SWI/X1)

Namcot Collection (SWI)

NOTA

7.9

Este jogo é pra…

(  ) passar longe  (  ) dar uma jogadinha de leve  (X) dar uma boa jogada  (  ) jogar freneticamente  (  ) chamar a rua toda pra jogar  (  ) um tipo específico de jogador. Qual? ______  (  ) incógnita

Se você pegar Splatterhouse, um dos Plataforma mais sanguinários que há, e remover a violência, o lado sombrio dos monstros e o impacto negativo das armas, o que sobra é Wanpaku Graffiti, uma carismática paródia da série que envereda para o lado do humor e da leveza, ainda que dentro da temática Horror. Os cenários têm muitas cores, os personagens são estilizados e a atmosfera é feliz, ideal para os baixinhos com vontade de comemorar o Dia das Bruxas de um jeito diferente. Apesar da guinada no estilo, muitos fãs da série consideram esse episódio “gaiden” melhor que a própria seqüência linear, Splatterhouse 2.

Rick está morto. Sua namorada, Jennifer, Maria Fantasma que é, está ajoelhada em sua lápide e não pára de chorar. Sorte dela que Deus escutou seus apelos e decidiu reviver o cara, mandando um relâmpago sobre sua tumba. Azar da beldade loira, entretanto, que Deus seja tão bipolar e contenha em si a essência do Demônio, caso contrário não teria decidido acordar outra criatura num túmulo vizinho, o Rei Abóbora, que seqüestra Jennifer e obriga Rick a correr atrás do prejuízo antes mesmo de estalar as articulações dos ossos recém-brindados com impulso vital novamente. O melhor amigo de Rick, para variar, será o machado, embora não haja sangue nem tripas nessa versão-mirim. Bestas curiosas estarão no caminho do namoradinho até o seqüestrador propriamente dito: Michael Jackson (!!!), o lobisomem, uma moscona…

Não há muito segredo nesse beat ‘em up bidimensional de seguir para frente, cortar malignos, pular sobre abismos e tomar cuidado com espinhos que brotam sub-repticiamente do chão. Maioria dos adversários cai com apenas um golpe da arma com lâmina afiada. Existe um sistema de experiência que concede mais HP ao jogador a cada 20 kills. Para regenerar a vida gasta, recomenda-se a ingestão desenfreada de doces (sem travessuras!) e hambúrgueres. Dificilmente este jogo serve para propósitos educativos, já que ensina a odiar uma saudável abóbora e só comer tranqueira…

São sete cenários com as “grandes feiúras” deste mundo horrífico. Cemitério, casas-fantasmas e até uma igreja satânica com direito a pastor dos infernos e fiéis rezando nos bancos (talvez por isso SWG não tenha chegado aos carolas EUA)! Cada um desses ambientes está regado a zumbis, galinhas sem-cabeça, pequenas abobrinhas que cospem sementes e uma série de outras sobrenaturalidades como livros e cadeiras voadores. Para facilitar sua missão, de vez em quando Rick tem acesso a uma shotgun, que pode mandar para o beleléu vários elementos da tela ao mesmo tempo. Mas cuidado: o disparo da arma é tão poderoso que Rick será impulsionado para trás, portanto não dê as costas para abismos nessas horas críticas!

Os chefes têm um incrível carisma, mas não pense que será tão fácil derrotá-los. Maioria das figuraças é encontrada em qualquer filme de horror “B” na streaming service mais próximo. O primeiro de todos é um vampiro que faz cover do Moonwalk do Michael Jackson, veja você… Aliás, a música de fundo da fase é uma Thriller inteligentemente repaginada! Outro chefe é uma garotinha numa espécie de simbiose com perigosos alienígenas. Depois de matá-los, ela vai sair andando como se nada tivesse acontecido!

O jogo tem passwords mas não se trata de um recurso útil na acepção da palavra, e tudo porque apesar de poder retomar a última fase em que estava jogando Rick será forçado a encarar as ameaças com o life no mínimo, por mais que você tenha elevado até cansar o HP do cara depois de submeter as hordas do mal ao juízo de sua foice… Para aumentar a graça do produto por mais um tempinho, há 2 estágios secretos que habilitam um final novo: pirâmide do Egito e Japão feudal.

Lista de agradecimentos

Unleashed Vortex, Genjuro Kibagami, Tachibana Ukyo, downsouth420 do gamefaqs.com;

mobygames.com.

Por Rafael de Araújo Aguiar

versão 2 – criado em 2013, atualizado em 2023.

® 2002-2023 0ldbutg8ld / RAFAZARDLY!

Deixe um comentário