pílulas de reviews rafazardly #55
o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!
obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!
Dreamcast

Who Wants to Be a Millionaire?
F I C H A T É C N I C A
Developer Hothouse Creations
Publisher Eidos
Estilo Trivia Game > “Show do Milhão”
Data de Lançamento 29/09/00 (EUR)
NOTA
6
Este jogo é pra…
(X) passar longe (X) dar uma jogadinha de leve ( ) dar uma boa jogada ( ) jogar freneticamente (X) chamar a rua toda pra jogar (X) um tipo específico de jogador. Qual? Quem não se importa em NÃO ser um milionário, ainda que inteligente. (X) incógnita
Eis não qualquer Adventure baseado no filme de mesmo nome que foi agraciado com um Oscar (até porque o game é anterior a esse fenômeno cinematográfico), mas uma conversão do maior game show do mundo, cujos direitos foram inclusive comprados por Sílvio Santos no Brasil, para exibir seu Show do Milhão. O negócio do programa é rir dos burros que tentam levar uma montanha de dinheiro, sem os pré-requisitos mentais necessários; no game, a graça é finalmente bancar o protagonista.
Narra-se uma pergunta (que permanece, por escrito, na tela) e dão-se 4 alternativas de resposta. Um erro e sua caminhada está encerrada. Impossível ser mais descomplicado. Há, ainda, os famosos auxílios. No Brasil mais conhecidos como “universitários”, os especialistas de Quem Quer Ser um Milionário não são outros senão os próprios conhecidos do participante, dos quais ele saiba o número e queira pedir a ajuda. Há ainda o 50-50 (nada a ver com a manobra de skate ou a posição sexual), em que são removidas 2 opções erradas; e a consulta à audiência (o método mais confiável dentro do game). Chris Tarrant, o apresentador original, mediará sua performance com um fidedigno e honroso trabalho de dublagem.
A parte de trás da caixa do produto mente copiosamente sobre a qualidade dos gráficos. São apenas medianos, e obviamente sofrem da falta total de dinâmica, já que o cerne do jogo são os menus. Acho que as seqüências com zoom nos arredores do estúdio antes da gincana começar nem contam. Qualquer filme interativo de CD-I Philips já chegou mais longe… O que me abisma em relação ao auditório é que ele está completamente vazio, às moscas! Ninguém está lá sentado para aplaudir, vaiar, ou fazer o que quer que seja. Talvez tenham todos ido ver a nova novela das 9…
A musiquinha é a mesma do quiz show britânico e… é chata. O que podemos destacar na parte sonora são as gravações dos amigos. Os dubladores interpretam direitinho. Os poucos toques de senso de humor de Quem Quer Ser(…) vêm daqui. Se lhes for perguntado quantos segundos há num minuto, por exemplo, eles o insultarão! E o fator humano permite que eles também errem se as questões forem das mais cabeludas, então não confie totalmente em seus pitacos. As vozes ajudam a transmitir a sensação de realismo, se bem que estúdio vazio e sem eco algum de quando alguém fala não soa lá muito verídico!

Vai encarar?
Não há qualquer vestígio de segredo nos comandos. Você navega entre as alternativas com o direcional e dá seu parecer com um botão. Infelizmente, ALGUMAS VEZES, no que parece ser um glitch, erro não-intencional, você não pode voltar atrás de última hora (“Tem certeza disso?”). Dá para perder um jogo porque apertou a tecla acidentalmente…
O nível das perguntas vai ficando mais exigente conforme ocorrem os primeiros acertos, mas o banco de dados é irrisório, fornecendo apenas 1000 questões ao todo, tornando o game altamente descartável. Além do mais, ao contrário da gincana de perguntas-e-respostas de Chef’s Luv Shack (da galera de South Park), também de Dreamcast, sempre que se responde errado o apresentador mostrará a resposta certa antes do game over, o que torna praticamente impossível errar a mesma pergunta quando ela surgir uma segunda vez!
P.S.: mesmo para a pergunta de 1 milhão de libras (lembre-se que estamos num estúdio na Inglaterra!) inexiste tempo-limite para responder. São precisos 15 acertos para se chegar ao topo.
A chance de se entediar mortalmente antes de adquirir sequer £30 mil virtuais é grande, para não falar do prêmio máximo! A verdadeira – e única – diversão é o modo para 4 jogadores simultâneos. Como se trata de um programa de entretenimento muito difundido, a chance de termos duelos “netinho x vovó” são consideráveis neste game de apelo quase universal porém de curtíssima duração… Quanto à ficcionalidade do dinheiro, amigos bêbados podem muito bem apimentar as disputas fazendo apostas sérias com seus suados rendimentos, que tal?
Rafael de Araújo Aguiar é sociólogo e um tanto apaixonado pela forma velha de se programar jogos
Lista de agradecimentos
erutufon, markoos do gamefaqs
mobygames.com
versão 2 – 2013; 2025.