Categorias
Sem categoria

darius alpha (tgfx)

Turbografx-16

Darius Alpha

F I C H A    T É C N I C A

Developer Bits Laboratory

Publisher NEC Avenue

Estilo Shooter > Side-scrolling > Boss showdown!

Data de Lançamento 1990 (JP)

NOTA

7

Este jogo é pra…

(X) passar longe  (X) dar uma jogadinha de leve  (  ) dar uma boa jogada  (  ) jogar freneticamente  (  ) chamar a rua toda pra jogar  (X) um tipo específico de jogador. Qual? Gente que não se acanha de importar raridades.  (X) incógnita

Bem-vindo a uma das maiores séries side-scrolling shooters de todos os tempos (e, por favor, não confundir com Gradius, o quase-homônimo e também tiro de nave para vários videogames da Konami). “Alpha” demonstra, desde o começo, ser uma edição ortodoxa de Darius, sobretudo indicada para os mais aficionados. Não há níveis de jogo. Enfrentam-se somente chefões! Já que é assim, obviamente a quantidade não poderia ser pequena: 17. Nada da imensidão do espaço inóspito (a não ser por aliens homicidas!) para explorar. Nada de meteoros gigantes e flamejantes para destroçar. Apenas corpaços que enchem pelo menos metade da tela e não caem com facilidade diante de seus “tirinhos” – não que eles sejam ruins, mas em comparação com as dimensões cavalares dos bosses… sabe como é!

Quem não gosta de enfrentar os inimigos finais e mais poderosos das fases nos jogos comuns, está de sobreaviso: nem tente experimentar D-A. Se você tem fetiche por jogos caros e quase impossíveis de obter, caia dentro, porque certamente o preço desse título tem 3 casas numéricas nos sites de leilão e venda/troca na web!

Cabeça-de-bagre

Apesar da brevidade da saga e da proposta um tanto desconcertante, de tão original que é, ainda há espaço para um upgrade system típico dos jogos do gênero, tirante que você não tem muito controle sobre o equipamento de sua nave: ao vencer um chefe, ganha-se novos itens aleatórios para enfrentar os seguintes. Mísseis, escudos, bombas: tudo está no pacote… Porém, o game não fica “mais fácil” a cada nova tela e batalha. No mínimo, o próximo inimigo disparará mais projéteis, será mais largo e terá maior resistência, empatando as coisas. Ainda pior: ao morrer, perde-se os upgrades duramente conquistados, o que torna a missão duas ou três vezes mais difícil!

Rafael de Araújo Aguiar é sociólogo e um tanto apaixonado pela forma velha de se programar jogos…

Lista de agradecimentos

FFMrebirth do gamefaqs.com

mobygames.com

versão 2 – 2013; 2025.

Deixe um comentário