PÍLULAS DE REVIEWS #76
o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!
REVIEW N° 1023 DO NEWGEN
obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!
GameCube, PlayStation2
+ PC & PlayStation.

FIFA 2002
F I C H A T É C N I C A
Developer EA Sports
Publisher EA Sports
Estilo Futebol > Arcade
Datas de Lançamento:
GC
15/11/01 (JP); 21/11/01 (EUA)
PC
29/10/01 (EUA); 02/11/01 (EUR)
PS
01/11/01 (EUA-EUR)
PS2
01/11/01 (EUA-EUR); 29/11/01 (JP)
NOTA
5.5
Este jogo é pra…
(X) passar longe ( ) dar uma jogadinha de leve ( ) dar uma boa jogada ( ) jogar freneticamente (X) chamar a rua toda pra jogar ( ) um tipo específico de jogador. Qual? ______. ( ) incógnita
Vida útil estimada: 43h15 (média GameFAQs dos 4 sistemas)
Quando primeiro li sobre Fifa 2002 ser uma grande evolução em relação a Fifa 2001 no que se refere à gameplay, fiquei excitado… Mas devia ter notado que era o mesmo resenhista que chamava Fifa 2001 de GRANDE IMPROVEMENT para Fifa 2000!
Enquanto que alguns jogadores como Thiery Henry (na época do Arsenal) estão retratados com a máxima fidelidade para o período, outros estão horrendos e desproporcionais, e olha que não estou falando do Ribéry, mas de ilustres desconhecidos e/ou esquecidos pelo tempo como Gianfranco Zola (Chelsea): não entendo como ele foi ganhar lábios tão inchados! Em compensação, esse é o primeiro FIFA que me lembro com replays deveras dignos de se assistir, justapondo slow-mos e técnicas de congelamento à la Matrix com maestria.
Fifa perde o decoro mesmo no velho problema das scorelines, ou seja, placares. Mesmo com implementações como novo sistema de passes eles continuam podendo chegar aos dois dígitos com facilidade – ou seja, continua um jogo arcade sem sequer ter sido a intenção da EA! E de mais a mais, o tal do sistema inovador de toques (ajuda a simular enfiadas aéreas como antes seria impraticável) já foi usado em FA Premiership STARS da própria Electronic Arts, no PSOne; ou seja, é apenas uma reciclagem de um velho método.

Outra issue deplorável do sistema de jogo é o rastro artificial deixado pelos jogadores no gramado quando correm: isso ENTREGA todas as jogadas. “Ei, beque, estou ziguezagueando mas no final vou para a esquerda, tudo bem pra você?” Toda essa panóplia de tragédias ocupando absurdos 29 blocos do cartão de memória do PS2…
Para nós brasileirinhos, ainda uma má notícia a mais, se é que cabe tanta má notícia num review tão curto: nada de times nacionais! Afora isso, não se engane pelo título/ano do jogo: nada de Copa do Mundo como modalidade disputável, mesmo que você se sagre o líder das Eliminatórias, que é a menina-dos-olhos desta edição…
Rafael de Araújo Aguiar é um tanto apaixonado pela forma velha de se programar jogos
Lista de agradecimentos
GAMEFAQs:
ILUVMOMO
Saga de Gêmeos
RONIN413
MOBYGAMES:
BBop78
versão 2 – 2014; 2025.