Categorias
Sem categoria

snk vs capcom: card fighters 2 – expand edition (npgc)

pílulas de reviews rafazardly #66

o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!

obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!

Por Rafael “Cila” Aguiar

Neo Geo Pocket Colors

SNK VS Capcom:

Card Fighters 2 Expand Edition

F I C H A     T É C N I C A

Developer SNK

Publisher SNK

Estilos RPG / Card Game / Puzzle + Minigames

Data de Lançamento 13/09/01 (JP)

NOTA

9.1

Este jogo é pra…

(  ) passar longe  (  ) dar uma jogadinha de leve  (X) dar uma boa jogada  (  ) jogar freneticamente  (X) chamar a rua toda pra jogar  (X) um tipo específico de jogador. Qual? Fãs das duas empresas que gostam de trabalhar a cuca. Jogadores da primeira versão com sede de mais do mesmo, mas com pitadas de inovação no sistema.  (  ) incógnita

Um aviso: é fundamental que você tenha lido o review de SNK VS Capcom: Card Fighter’s Clash 1 antes de prosseguir. Ao contrário do que o título deixa a entender, não se trata só de um pacote de expansão. A reformulação foi quase completa. Até os menus têm um layout totalmente novo. A moldura da tela ficou bem mais moderna e os ícones atrativos. Os sprites dos bonecos são mais numerosos e os detalhes não se concentram só na cabeça dos modelos SD. A paleta de cores foi forçada ao máximo nesse intervalo de quase 2 anos entre Clash 1&2, julgando pelas capacidades do Neo Geo Pocket Colors.

A própria arte dos cards que se repetem foi recriada, sem exceções. E. Honda, Dhalsim, Hon Fu e Cham-Cham ganharam poderes especiais que refundam suas funções no jogo. Arthur agora tem back-ups. A habilidade especial de Yashiro perdeu impacto, funcionando apenas em cards alinhados com o seu na mesa.

Mas a principal inovação que legitima a aquisição do jogo pelos velhos possuidores são os Reaction Cards. São como Action Cards antigos, com a diferença de que só podem ser usados depois dum ataque alheio. Não parece nada de mais, mas qualquer veterano percebe instantaneamente como essa nova regra no sistema pode inverter batalhas em segundos! Os pontos especiais podem drenar de repente, forçando um ataque em trio ou acarretando a destruição de um dos três Characters na mesa. Ser atingido pelo Galactica Phantom, por exemplo, fará qualquer um pensar duas vezes antes de aplicar um ataque grupal inconseqüente! Na verdade novas cartas de qualquer categoria foram acrescidas no deck, de forma que o número de 300 foi ampliado para 424 nesta ocasião.

Cada lado tem a possibilidade de encarar as disputas com 40 novos personagens, se conseguir incluí-los em seu estimado baralho. Entre os novos rostos, nomes dos quais os fãs sentiam a falta, como Tron Bonne, Raiden/Big Bear, Gill, Ryuhaku Todoh, Son-Son, Rock Howard, Hyo Imawano, Yuki, Eagle, Rugal Bernstein, entre outros. Infelizmente não foi dessa vez que apareceram Laurence Blood (Fatal Fury) nem Dr. Wily (Mega Man)!

O idioma japonês não é mais um obstáculo em tempos de internet em que fãs traduzem as ROMs e as hospedam em profusão em uploaders por aí. Outra inovação é poder reenfrentar adversários prévios do story mode sem precisar procurá-los no mapa, bastando uma ligeira navegação pelo menu. É absolutamente a única maneira de obter cards raros, chamados de “S” neste jogo (Chizuru seria um bom exemplo). Muitos desses cards possuem atributos tão devastadores que valem o investimento de tempo e suor.

Rafael de Araújo Aguiar é sociólogo e um tanto apaixonado pela velha arte de programar jogos

Lista de agradecimentos

JIrish, Felixir do gamefaqs.com

mobygames.com

versão 2 – 2013; 2025.

Deixe um comentário