REVIEW N° 1014 DO NEWGEN
pílulas de reviews rafazardly #63
o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!
obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!
PlayStation, Saturn
+ 3DO & PC.


Olympic Soccer: Atlanta 1996
F I C H A T É C N I C A
Developer Silicon Dreams
Publishers Eidos / U.S. Gold / Coconuts Japan
Estilo Futebol > Arcade
Datas de Lançamento 18/07/96 (EUA-EUR); 11/08/96 (JP-PS); 30/08/96 (JP-SAT)
NOTA
7 (3DO) | 8.56 (PS) | 7.5 (SAT)
Este jogo é pra…
(X) passar longe (X) dar uma jogadinha de leve (X) dar uma boa jogada ( ) jogar freneticamente (X) chamar a rua toda pra jogar (X) um tipo específico de jogador. Qual? Interessados na primeira geração de futs poligonais; amantes de uma gameplay mais leve e ousada. (X) incógnita
Vida útil estimada: 7h40


Os estonteantes gráficos de 3DO!
Ao invés de tentar competir em vão com o FIFA (que ainda não era lá essas coisas em 96, mas sempre teve orçamentos maiores e coisa e tal), o alternativo Olympic Soccer fez experimentos bem-sucedidos em sua gameplay a fim de se diferenciar. Os jogadores podem dar passes de calcanhar, construir tabelinhas, dar bicicletas e até peixinhos à Van Persie contra a Espanha, ou seja, tudo que a Seleção Brasileira 2014 não soube fazer em nenhum de seus 7 jogos! A própria bola, nos tiros, faz muito mais do que ir para a esquerda ou direita conforme seu apontamento: a “brazuca” (atlantuda, gringuda?) ganha efeito e muda a forma de girar conforme seus comandos, adquirindo multitrajetórias. E embora OS:A96 seja mais um festival de velocidade que de precisão, o gamer casual foi o mais beneficiado por esta restrição obrigatória.
Abaixo, 6 fotos da versão PC:



A Jamaica participou das Olimpíadas!
Os gráficos não estão à altura de nenhum futebol do período. Prefira um International SuperStar Soccer em sprites no Super Nintendo: o 3D primata daqui é horrendo! De longe os jogadores até se passam por seres humanos retratados digitalmente, mas as cenas em close assustam de tão paspalhas.



São 33 equipes no menu de seleção, distribuídas pelos mais díspares modos: exhibition (amistoso), arcade (uma Copa, com 32 times, mas que já começa no mata-mata), Olympics (o formato é o mesmo da competição oficial, com 16 equipes), all-versus-all league (pontos corridos, com 3 a 16 times, dependendo do seu gosto). Opções ainda comuns em jogos contemporâneos já marcam presença: regular a duração do jogo; definir o que acontece depois do empate em tempo normal; escolher o clima na hora da partida, com interferências na jogabilidade que vão desde vento forte à maciez ou dureza do gramado (fazendo a bola quicar mais ou menos), etc. São cinco estádios, fidedignamente baseados nas sedes do torneio de Atlanta nos Estados Unidos.
4 imagens no PlayStation:


A câmera é inventiva, permitindo que o gamer acompanhe a ação em top-down view (panorâmica), da perspectiva de um dos gols ou então de um ponto de vista de 75 graus em relação ao gramado. Como deixei claro acima, querer dar uma jogadinha ou não vai depender da vontade que se tem de imergir em uma obra pouco realista, focada na diversão fácil: o “futebol” de Olympic Soccer é meio surreal, tendendo mais para o rúgbi. Um exemplo dessa característica aparece na aplicação de tackles: o boneco escorrega de 10 a 20 pés (3 a 6 metros, aproximadamente) e demora para se recuperar, sendo praticamente excluído da jogada daí em diante, caso não consiga acertar o bote. Um fator estratégico, já que você vai pensar 2 vezes antes de sair dando carrinhos aloprados, metendo a cara na poeira e escancarando sua defesa!


O mais bacana desse jogo são os times “fora do eixo” que disputaram o torneio!
Rafael de Araújo Aguiar
Lista de agradecimentos
GAMEFAQS:
Dave.
Crocomire
MOBYGAMES:
villaudanthony
Karsa Orlong
Neville
IGN
versão 2 – 2014; 2025.