pílulas de reviews rafazardly #50
o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!
obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!
Turbografx-16 & Wii

Ninja Gaiden

F I C H A T É C N I C A
Developer Tecmo
Publisher Hudson
Estilo Ação > Plataforma 2D
Data de Lançamento 24/01/92 (JP), 21/04/09 (JP, Wii)
NOTA
7.2
Este jogo é pra…
( ) passar longe ( ) dar uma jogadinha de leve (X) dar uma boa jogada ( ) jogar freneticamente ( ) chamar a rua toda pra jogar ( ) um tipo específico de jogador. Qual? Quem perdeu a chance de conferir o NG de NES. ( ) incógnita
Ninja Gaiden dispensa apresentações; se bem que como estamos revisando o episódio seminal, aqui vai um pequeno prólogo: NG começou sua carreira de destruição ninja no Nintendo System em dezembro de 1988 e o sucesso foi tanto que os caras da Tecmo ainda continuam com a franquia, e em alta, até hoje… Mas falando desse episódio pioneiro, ele reapareceu pelo menos duas vezes, em versões aperfeiçoadas para PC Engine (só no Japão, em 1992) e no Super Nintendo, em 1995; sem falar que o próprio NES recebeu as continuações 2 e 3, formando assim a “trilogia clássica”.


Ater-nos-emos, portanto, apenas a aspectos que diferenciam esse Ninja Gaiden dos outros, até porque já revisamos o jogo de NES. Embora seja exclusivo do mercado oriental, uma curiosidade é que existe um menu para escolha do idioma da legenda das cutscenes entre as fases: japonês, inglês ou chinês! Inclusive, não é necessário resetar o jogo a fim de alternar a língua, bastando pressionar Select para se revezar entre as três configurações idiomáticas. Uma segunda curiosidade é que este é o primeiro jogo de console conhecido com cutscenes! Vale pela nostalgia e vale pela fidelidade: a versão de PC Engine não mexe nem “desmexe” nessa tradição. Temos de dizer que os textos da versão americana para NES e dos menus em inglês deste novo Ninja Gaiden diferem bastante. Ken Hayabusa, por exemplo, foi renomeado Joe Hayabusa.


Viva os games – reino em que podemos enfrentar caras 2x maiores que nós e ainda assim ganhar sem um arranhão! Bem, e se eles vierem, que importam os arranhões?
O PC Engine possibilitou uma reciclagem gráfica, com fundos de tela mais ricos e sprites mais polidos para os personagens. O esquema das cores está mais luminoso e colorido que no NES, mas fica pálido quando comparado ao 16 bits da Nintendo. O parallax scrolling do primeiro estágio não ficou bem-feito e confunde consideravelmente o jogador durante a luta com o chefe.


Outras pequenas variações salpicam o título. Os pilares no segundo ato têm vinhas e urtigas, adorno ausente nas versões tanto de NES quanto de SNES. Ademais, o background do deserto parece melhor que nas duas versões nintendistas. Ao chegar à América do Sul, observando as cenas animadas, Foster não mais lembrará Robert Davi, estando mais aparentado com Alfred Wesker!

A ação corre um pouco mais veloz e o posicionamento de certos adversários foi trocado. Isso não torna o jogo ainda mais difícil (o que seria calamitoso!), pelo contrário: o ato 6-2, ilustrando, que era terrível de atravessar no NES, ficou significativamente menos problemático no PCE. Morcegos e águias, sempre prontos para agredi-lo assim que Ryu pisa na beirada de plataformas para onde acaba de pular, muitas vezes foram realocados mais atrás, deixando de interferir tanto no seu progresso. Alguns trechos que eram simplórios podem estar com dificuldade acrescida, no entanto. No balanço geral, Ninja Gaiden teve sua dificuldade amansada.

Nos controles não há nenhuma revolução. Os dois comandos básicos são atacar com a famosa espada do dragão e pular. Coletando ninpo executa-se um ataque especial com para cima + ataque. O tradicional movimento de escalada de paredes e wall kick entre dois muros próximos e paralelos continuam, é claro. Ao contrário de antes, porém, Ryu não é beneficiado por invencibilidade temporária após ser acertado enquanto se mantinha agarrado numa superfície vertical, o que pode fazer estragos de monta na sua health bar.

Rafael de Araújo Aguiar é sociólogo e um tanto apaixonado pela forma velha de se programar jogos…
Lista de agradecimentos
Seth0708 do gamefaqs.com
mobygames.com
versão 2 – 2013; 2025.