pílulas de reviews rafazardly #36
o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!
obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!
Amiga, Turbografx-16 (Turbo CD) & PC


It Came From The Desert
F I C H A T É C N I C A
Developers Cinemaware (AMI), Interactive Pictures (Tgfx), Level 9 (PC)
Publishers Cinemaware (EUA, AMI/PC), Mirrorsoft (EUR, AMI), NEC (Tgfx)
Estilos Vídeo interativo / Ação / Adventure / Miscelânea
Datas de Lançamento:
AMI
1989 (EUA, EUR)
PC
1990 (EUA, EUR)
Tgfx
1991 (EUA)
NOTAS
8.6 (AMI)
7.7 (Tgfx)
7.6 (PC)
Este jogo é pra…
( ) passar longe (X) dar uma jogadinha de leve (X) dar uma boa jogada ( ) jogar freneticamente ( ) chamar a rua toda pra jogar ( ) um tipo específico de jogador. Qual? ______ (X) incógnita
Um remake dum curioso thriller de Amiga (espécie de computadores pessoais hoje obsoletos), utilizando-se do máximo potencial da mídia CD, novidade na época. O roteiro é baseado francamente no longa-metragem Them, de 1954. Você é Greg Bradley/Buzz Lincoln (as fontes divergem), um geólogo recém-chegado à cidadezinha de Lovelock/Lizard Breath (provavelmente as versões americana e européia, e de Amiga e Turbografx, sem falar na iteração para PC, conflitam na nomenclatura, por isso a ligeira confusão) onde estranhos fenômenos acontecem. Em primeiro lugar, não é todo dia que um meteoro cai no quintal de sua casa! Se bem que fragmentos de pedra alienígenas não são nem de longe a conseqüência mais espantosa das investigações que terão lugar a partir de agora…



O jogo está repleto de FMVs estreladas por atores profissionais e conta com diálogos falados em 100% das cenas. A introdução é tão extensa que no Amiga havia uma mídia só para ela, enquanto o jogo em si se situava nas demais (eram discos inferiores aos CD-ROMs na capacidade de armazenagem). As locações desérticas também são baseadas em fotografias e filmagens. As principais prerrogativas do controlador são decidir a que sítio rumar, coletar e analisar pistas e tomar parte da ação em segmentos (chamados por alguns de mini-games) side-scrolling, top-down e até FPS (com mira e tudo) em que o protagonista duelará com formigas gigantes (qualquer semelhança com Jet Force Gemini é meramente figurativa!) em túneis e labirintos de minas sufocantes. Há ainda combates envolvendo o exército ou no mano a mano mediante granadas ou facas (!).


Personagens secundários (NPCs) da trama incluem o “Professor”, um velhinho barbudo à Karl Marx sempre disposto a ajudar com invenções malucas, como um Q. de 007; Dusty, a namorada do protagonista, enfermeira do hospital de Lovelock (e você vai precisar de seus serviços!); o Prefeito, que ao contrário dos dois anteriores – em que pese não esteja exatamente “do lado do mal” – fará de tudo para atrapalhá-lo, já que não quer causar pânico na população na véspera de um feriado importante nem que qualquer notícia alarmante que o tornaria impopular vaze; e uma gangue de motoqueiros que também não está exatamente do lado do geólogo…


O gamer tem 2 semanas – na escala de tempo do jogo – para solucionar o mistério e chegar a um final satisfatório. O mais empolgante a respeito do título é que não existe uma maneira fixa de jogar. A zeração pode ser atingida de “n” maneiras; não importa a ordem de execução das tarefas, ou que objetivos o jogador prefira em prol de outros, pois a equação acaba se resolvendo (se ele puder completar as missões a que se propõe, obviamente). O jogo não é longo, mas são 4h de ocupação pela frente. Uma curiosidade interessante é que o jogo chegou a ser parcialmente desenvolvido para Genesis, porém foi cancelado.
Rafael de Araújo Aguiar é sociólogo e um tanto apaixonado pela forma velha de se programar jogos…
Lista de agradecimentos
DJ Spunk, Scorn, The Manx do gamefaqs;
mobygames.com.
versão 2 – 2013; 2025.
® 2002-2025 0ldbutg8ld / RAFAZARDLY!