Categorias
Sem categoria

the legendary axe (tgfx)

pílulas de reviews rafazardly 

o que é uma pílula? vários micro-reviews tematicamente relacionados numa só página ou um review único de menos de 800 palavras!

obs: nós não seguimos o acordo ortográfico lusitano de 2009!

Por Rafael de Araújo Aguiar

Turbografx-16

The Legendary Axe

Makyou Densetsu (JP)

F I C H A    T É C N I C A

Developer Victor Interactive

Publishers Victor (JP), NEC (EUA)

Estilos Action Adventure / Plataforma 2D

Datas de Lançamento 23/09/88 (JP), 1989 (EUA)

NOTA

7.6

Este jogo é pra…

(  ) passar longe  (  ) dar uma jogadinha de leve  (  ) dar uma boa jogada  (X) jogar freneticamente  (  ) chamar a rua toda pra jogar  (  ) um tipo específico de jogador. Qual? ______  (  ) incógnita

Problemas para resolver em um país remoto: essa é a premissa simples de Legendary Axe [O Machado Le(ge)ndário]. O líder dessa terra incognoscível para os humanos civilizados – que, com certeza, não foi eleito democraticamente – é uma criatura quase mitológica, meio-homem, meio-besta, chamada Jagu. Todo ano ela promove o sacrifício de uma vida humana, como forma de auto-louvor. Até que não é uma quantidade tão brutal, comparada ao que já se viu em outros sítios e momentos da História! Mas o fato é que a próxima execução ritualística agendada interfere diretamente na sua vida, já que você encarna o nativo Gogan, cuja amiga de infância (ah, que isso, pensávamos que fosse alguma coisa a mais!), a graciosa ruiva Flare, foi escolhida para ser a vítima da vez. Gogan tem aptidões guerreiras, como é natural. “Estudou” a arte da guerra por dois anos (será o suficiente?) e, agora que precisa derrubar aquele que dá as cartas entre os de seu povo, não foi deixado à mercê pelos convivas da tribo, tendo recebido dos sages uma espécie de machado mágico para usar durante a jornada.

O climão de Castlevania é inegável

Lançado para o PC Engine (também conhecido como Turbografx-16 no Ocidente), TLA é o side-scrolling/Adventure padrão. Talvez conte com inimigos extra-inventivos e muito grandes, costumeiramente difíceis de se derrotar. Morcegos, pedregulhos (tanto vivos quanto inanimados!), tarântulas gigantes, homens-da-caverna, homens-sapos e outros modelos bizarros darão as caras. A principal e na verdade única arma é o tal machado com propriedades mágico-espirituais. Porém, não se trata de uma limitação na jogabilidade: gemas (são 4 diferentes) incrementam o machado (e adicionam estratégia, pois as barras de força do machado, no extremo superior da tela, como têm um ritmo peculiar de carregamento, podem exigir que o jogador fuja e se desvie dos inimigos até poder acertá-los em cheio), além de asas elevarem a velocidade dos golpes que Gogan desfere com sua ferramenta sagrada. Para 1989, os cenários estão esplendorosos. São selvas, cavernas, montanhas, florestas coloridas com capricho. Os itens estão dentro de pequenas estátuas: restauradores de HP, vidas extras e as referidas gemas e asas. Gogan tem uma resistência de 10HPs.

Há ligeiros problemas na sensibilidade dos controles, principalmente na hora de se virar e ir na direção oposta, à beira de penhascos e durante saltos. E alguns inimigos podem derrubá-lo em abismos com apenas um toque, característica que lembra muito os primeiros Castlevania (o que pode ter sido uma pitada de maldade intencional, ressalte-se!). No geral, entretanto, são 6 fases memoráveis que se imortalizarão na memória do jogador.

Agradecimentos a TheIronMan e Damon Plus

versão 2 – 2012; 2024.

® 2002-2024 0ldbutg8ld / RAFAZARDLY!

Deixe um comentário